Uso de termogênicos requer cuidados
Eles estão cada vez mais conhecidos nas academias. Os termogênicos, suplementos que prometem queimar gordura e aumentar a disposição para a prática de exercícios, são a aposta para acelerar a conhecida fórmula do emagrecimento.
O que boa parte de seus adeptos ainda não tomou noção é dos perigos que os termogênicos oferecem para a saúde. Na ânsia por resultados rápidos, as pessoas acabam nem sequer consultando seus médicos para saber se podem fazer uso destes suplementos. E aí que mora o perigo.
“O que os termogênicos fazem? O que precisa ficar claro é que eles trabalham para acelerar o metabolismo do organismo, aumentando a temperatura corporal. Na tentativa de diminuir o calor, o organismo acaba gastando mais energia, e pode trazer junto a aceleração dos batimentos cardíacos, insônia, pressão alta, perda total de apetite e irritação profunda”, alerta o cardiologista do Centro do Coração de Londrina, Ricardo Rodrigues.
A orientação do especialista é escolher sempre o método mais saudável, que é a atividade física orientada. “Para cada tipo de pessoa, existe uma atividade mais indicada e uma intensidade que deve ser seguida”, recomenda Rodrigues.
Alguns alimentos agem como termogênicos naturais e podem utilizados, porém, sem exageros. É o caso do gengibre, chá verde e canela. “As pessoas têm que entender que milagre não existe. Acostumar o coração, pulmão e aparelho locomotor à atividade física é um trabalho gradativo e constante”, encerra o médico.