Qual o melhor tipo de açúcar?
AÇÚCAR – é um carboidrato simples, que é absorvido muito rapidamente pelo organismo, elevando os níveis de glicose no sangue e consequentemente de insulina, podendo acarretar o acúmulo de gordura principalmente na região abdominal, que é algo perigoso à saúde e ainda pré dispõe à obesidade, diabetes, elevação do triglicérides e do colesterol ruim, esteatose hepática (“gordura no fígado”), potencializando o risco de infarto e acidente vascular cerebral.
QUAL É O MELHOR TIPO DE AÇÚCAR?
Há vários tipos de açúcar disponíveis no mercado, e quando vamos às compras é fácil nos sentirmos perdidos. Portanto, pensando em facilitar a sua vida, segue abaixo as principais características e informações sobre cada um, afim de facilitar a sua escolha:
PAçúcar de coco: Possui baixo índice glicêmico, evitando picos de insulina, indicado para quem apresenta resistência à insulina e almeja o emagrecimento. É feito a partir das palmas do coco e seu processo de fabricação não inclui o refinamento, portanto, mantém os nutrientes, como as vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Esta é a melhor opção, porém o único inconveniente é o preço.
PAçúcar mascavo: é um dos açúcares mais saudáveis, porque não passa pelo processo de refinamento na indústria, e é rico em minerais como ferro e cálcio. Extraído após o cozimento do caldo de cana, que se transforma em melado e finalmente em açúcar mascavo. Tem a cor caramelo e uma textura úmida, com o sabor mais acentuado da cana, que lembra a rapadura,e nem sempre agrada a todos.
PAçúcar demerara: seu processo de fabricação é parecido com o mascavo, porém, passa por um refinamento leve. É amarelinho, granulado e o seu uso não altera de forma significativa o sabor dos alimentos, então é usado para adoçar bebidas e no preparo de receitas saudáveis . Depois do mascavo, é considerado o mais saudável (ainda melhor se for o orgânico = cultivado livre de agrotóxicos ).
PAçúcar cristal: ao ser fabricado, passa por refinamento, retirando cerca de 90% dos sais minerais. Possui grãos grandes e transparentes e é mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. Por ser barato e render bastante, é muito usado na indústria para fabricação de alimentos e no comércio. Não é uma boa opção = poucos nutrientes.
PAçúcar refinado: É fabricado a partir da diluição do açúcar cristal. Neste processo de refinamento, perde-se praticamente todos os minerais do alimento e aditivos químicos são colocados para ele ficar bem branco e uniforme. É o que está na mesa da maioria da população; muito utilizado no cafezinho, no preparo de sobremesas e até nos sucos, sendo uma das piores opções para a saúde, muitos aditivos.
PAçúcar “light”: é uma mistura de açúcar refinado com adição de adoçantes artificiais, como ciclamato, sacarina e aspartame. Devido a isso, adoça mais que os demais açúcares e é utilizado em menor quantidade e é menos calórico, porém não é saudável por ser refinado e acrescido de adoçantes artificiais.
PAçúcar de confeiteiro: Os cristais são extremamente finos e delicados, parecendo inclusive farinha. É o açúcar utilizado na fabricação de receitas “de padaria”, em confeitos de bolachinhas, coberturas de pães doces, tortas e sobremesa em geral. Também recebe muitos aditivos químicos.
*** Não é indicado.
Frente aos perigos do açúcar, devemos consumi-lo com moderação, além de escolher o açúcar mais escuro, menos processado e preferencialmente o orgânico. A melhor escolha para nosso dia a dia são os carboidratos de baixo índice glicêmico.
Aproveite conhecer e acostumar o paladar com o sabor natural dos alimentos, evitando de acrescentar o açúcar no café, chás, sucos e frutas .
E uma ressalva – NÃO ADIANTA TROCAR O AÇÚCAR POR ADOÇANTE, POIS O ADOÇANTE TAMBÉM É MALÉFICO À SAÚDE.
Para mais detalhes procure um nutricionista.
Nutricionista Lilian Lourenço
Centro do Coração