O que é circunferência abdominal e qual a sua relação com as doenças cardiovasculares?

O que é circunferência abdominal e qual a sua relação com as doenças cardiovasculares?

Vários estudos já comprovaram que a circunferência abdominal aumentada está diretamente relacionada ao surgimento de doenças cardiovasculares. Pacientes que apresentam medidas excessivas no abdômen têm mais chances de sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Fatores como genética, sexo, idade, sedentarismo, tabagismo e ingestão de bebida alcoólica podem interferir diretamente no crescimento da circunferência abdominal.

Para saber se você pode estar correndo algum risco, o método é bem simples. Com uma fita métrica posicionada na altura do umbigo e o abdome relaxado durante a expiração tire as medidas. Circunferência abdominal acima de 80 cm para mulheres e 94 cm para homens já caracteriza risco aumentado. Acima de 88 cm para mulheres e 102 cm para homens caracteriza risco muito aumentado.

Muitos dos casos de morte prematura estão relacionados ao acúmulo de gordura na cintura. A taxa elevada desse tipo de gordura pode levar à coronariopatia, hipertensão, diabetes leve do tipo II e níveis mais altos de ácido úrico, geralmente sem incidência de gota.

Para diminuir o acúmulo de gordura abdominal, é fundamental fazer mudanças no estilo de vida, como praticar atividades físicas, abandonar o tabagismo, evitar ou diminuir a ingestão de bebida alcoólica, além de cuidados de hábitos alimentares.


Ricardo José Rodrigues
Cardiologista
Centro do Coração de Londrina
em frente à clínica

Estacionamento parceiro

desconto especial para pacientes do centro do coração