MAPA
O MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é um exame que faz a medição automática da pressão arterial. O monitoramento é feito por um dispositivo instalado na cintura, interligado através de um tubo plástico a uma braçadeira colocada no braço do paciente.
O aparelho realiza basicamente a mesma técnica utilizada pelos médicos no consultório, com aferição da pressão arterial a cada 20 minutos durante o dia. No período da noite, este intervalo aumenta para 30 minutos.
O paciente é monitorado por 24 horas. E as informações coletadas pelo equipamento ficam armazenadas em um dispositivo. Como o aparelho é interligado ao sistema da clínica, os dados ficam disponíveis para a equipe médica analisar.
Como funciona?
O exame é uma ferramenta clínica importante para a avaliação médica. Com ele o cardiologista pode identificar, por exemplo, se o paciente apresenta picos de pressão durante suas atividades diárias. Por isso, quando coloca o aparelho ele recebe também uma caderneta para anotar os horários de suas atividades.
Ele é capaz de analisar também se o paciente apresenta o que os médicos chamam de “hipertensão do jaleco”, que é quanto o paciente manifesta picos de pressão arterial no momento da medição no consultório, ou a queda de pressão no mesmo ato.
Para que serve?
O MAPA é solicitado pelo cardiologista para analisar suspeitas de “hipertensão arterial do jaleco” (quando a pressão se apresenta elevada somente no consultório), ou normotensão (quando a pressão está no normal no consultório e elevada fora).
Com os dados obtidos será possível indicar o tratamento para casos de pressão arterial elevada e também para a hipotensão (pressão baixa), se assim diagnosticado.
Orientações:
- Para alcançar as informações mais fieis possíveis sobre o quadro do paciente o MAPA deve ser feito em um dia de atividades normais, e não num dia de descanso, por exemplo;
- É desaconselhada a prática de atividades físicas 24 horas antes do início do exame;
- É recomendado que o paciente tome banho antes de colocar o aparelho; já que não será possível tomar banho com o dispositivo em ação;
Contraindicações
Praticamente não há contraindicações para quem vai fazer o exame.
Pessoas com doença de Parkinson, portadores de arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial, ou com dificuldades para fixar a braçadeira ao braço, podem ter a realização do exame comprometida.
O MAPA é um exame seguro e livre de grandes complicações. Queixas leves, como desconforto no braço e dificuldade para dormir são comuns.
Em caso de uso de medicamentos, o paciente deve listar as doses e os horários.