Equipe do Centro do Coração avaliza volta de Joel aos gramados

Equipe do Centro do Coração avaliza volta de Joel aos gramados
miguita-joel

O atacante Joel, de 26 anos, que pertence ao Cruzeiro e estava emprestado ao Marítimo, de Portugal, vai voltar aos gramados. Após bateria de exames e avaliações médicas, o jogador revelado pelo Londrina foi avaliado pela equipe do Centro do Coração de Londrina, chefiada pelos médicos Laercio Uemura, Luiz Carlos Miguita e Luiz Carlos Miguita Jr. Depois de avaliar todos os exames feitos pelo jogador, a equipe atestou que ele pode desempenhar a atividade de jogador de futebol sem riscos à sua saúde.

Joel foi cortado na véspera da estreia da seleção de Camarões na Copa Africana de Nações, em junho, após ser diagnosticado com uma anomalia na artéria coronária direita. William Ngatchou, médico da seleção camaronesa, avaliou à época que havia risco de morte súbita do jogador em campo.

Em Londrina para a avaliação final, Joel contou como tudo aconteceu. “Eu estava em plena preparação para a Copa das Nações Africanas com a seleção de Camarões. Como em toda competição, os jogadores precisaram fazer exames médicos e, na ecografia, a médica olhou com detalhes em minhas coronárias e disse que não podia me dar o laudo porque ficou com uma dúvida. Ela, então, pediu a tomografia e, quando saiu o resultado, constatou que havia uma artéria coronária que é anômala, ou seja, nasceu em lugar errado. Pelo fato de estar na seleção, viajamos bastante e fiz esse último exame já no Egito. Fiz os exames de manhã e tinham que falar até meio dia. Já de pronto acharam melhor me cortar como prevenção. Fiquei chocado na hora. Nunca senti nada, nunca tive problema, nem dor no peito. Sempre joguei, já são dez anos que estou no Brasil e nunca tive problema”, contou o jogador.

Imediatamente o Cruzeiro solicitou a volta de Joel ao Brasil para investigação do problema. “Fui do aeroporto para o Albert Einstein, hospital de referência, e fiz todos os exames possíveis para o coração e deu tudo normal. O que se constatou é apenas essa anomalia. De pronto já descartaram cirurgia”, relatou.

Após os exames em São Paulo, Joel passou a treinar de forma leve na Toca da Raposa, em belo Horizonte. Foi quando recebeu uma ligação do gestor do Londrina, Sérgio Malucelli, recomendando uma avaliação com o cardiologista do clube e referência no Paraná, Luis Carlos Miguita. “Não tive dúvidas, peguei o avião e vim para Londrina. O doutor Miguita olhou os exames, avaliou, estudou por dois dias e me liberou para voltar. Pode ter certeza de que serei eternamente grato a ele. Para mim é uma vitória. Meu principal objetivo agora é foca, voltar a jogar e seguir a carreira”, emocionou-se Joel.

Miguita contou que a anomalia coronária detectada no camaronês é rara, mas que não representa riscos a ele, pois não apresenta alterações. “Ela nasceu em lugar diferente, mas não há alterações no seu trajeto, como acotovelamento ou compressão. E os exames não mostram isquemia, ou seja, perfusão sanguínea normal para o músculo cardíaco. Portanto, ele está liberado para jogar sem riscos”, avalizou o cardiologista.

em frente à clínica

Estacionamento parceiro

desconto especial para pacientes do centro do coração