CORAÇÃO | Saiba mais sobre a cardiomiopatia hipertrófica
Hoje mais um atleta teve sua carreira abreviada por conta de um problema cardíaco. Adílson, volante do Atlético Mineiro, foi orientado pelos médicos a encerrar sua carreira ao ser diagnosticado com a cardiomiopatia hipertrófica. A doença é a mesma que causou a morte súbita do jogador Serginho, do São Caetano, em 2004.
O cardiologista Ricardo Rodrigues, do Centro do Coração, ressalta que a cardiomiopatia hipertrófica é uma das principais causas de morte súbita em atletas até 35 anos. “Esse tipo de cardiomiopatia é caracterizado pelo engrossamento do músculo do coração (miocárdio) e isso torna mais difícil o processo de bombeamento do sangue pelo coração, podendo desencadear arritmias e morte súbita”, explica.
Esse tipo de cardiomiopatia geralmente tem suas causas ligadas a mutações genéticas, mas não necessariamente deve se manifestar nas fases iniciais de vida. “Em muitos casos, a pessoa leva uma vida normal, com exames normais, e só vem a descobrir a doença depois dos 25, 30 anos”, acrescenta o cardiologista.
Segundo a literatura médica, a doença afeta 1 a cada 500 pessoas. E o número de ocorrências diagnosticadas tem aumentado, segundo o cardiologista, graças a exames mais avançados, que permitem um melhor diagnóstico sobre a doença.
Entre os sintomas mais comuns que a condição pode apresentar estão dores no peito (angina), respiração encurtada, especialmente durante a prática de exercícios, síncopes (desmaios), fadiga, palpitações e sopros no coração.
Para atletas, o diagnóstico da doença representa o fim da carreira, na grande maioria dos casos. “Em função dos riscos, a primeira orientação é evitar a prática de atividades físicas intensas, de competição. É um golpe duro, mas em nome da sobrevivência do paciente”, reforça o cardiologista.
“O check-up regular, realizado pelo menos uma vez ao ano, é uma ferramenta bastante eficaz para tentar diagnosticar quadros de cardiomiopatia hipertrófica e também de outras doenças relacionadas ao coração”, enfatiza o médico.