Inverno aumenta riscos de problemas com o coração

Inverno aumenta riscos de problemas com o coração
coração

A previsão é de que frio volte com tudo nesse final de semana. E além de tirar as blusas do armário é hora também de redobrar os cuidados para proteger o coração. É no inverno, segundo o cardiologista Hugo Marcos Conte Silva Penha, do Centro do Coração, que o número de infartos aumenta.

O médico alerta, que principalmente, pacientes com histórico de doenças cardíacas precisam redobrar a atenção com o coração. “As quedas de temperatura promovem alterações no sistema cardiovascular, e isso pode favorecer o aparecimento de angina (dor no peito), infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC)”, destaca.

O motivo desse aumento explica-se: em dias frios o organismo trabalha para manter o calor interno do corpo em aproximadamente 36,1ºC.  Desse modo, o coração é forçado a bombear uma quantidade maior de sangue, aumentando a pressão arterial. Soma-se a isso o fato de as pessoas ingerirem menos líquido no frio, não sendo suficiente para hidratação do corpo. Assim, o sangue fica mais denso e coagula mais facilmente, processo que também colabora para o aumento da pressão sanguínea.

Hipertensos, idosos, diabéticos, obesos, fumantes e sedentários correm mais riscos em dias frios e precisam ficar mais atentos a alguns cuidados. Até mesmo quem não pertence a esses grupos deve evitar exposição prolongada ao frio e o choque térmico causado pelas mudanças bruscas de temperatura.

Manter a prática de atividades físicas é fundamental, para manter a circulação ativa, assim como evitar alimentos gordurosos. Prefira uma dieta mais leve e balanceada. “É importante também manter a ingestão adequada de líquido e tomar as vacinas para evitar doenças de inverno”, encerra o cardiologista.

em frente à clínica

Estacionamento parceiro

desconto especial para pacientes do centro do coração