Beber vinho tinto pode evitar problemas cardíacos?

Beber vinho tinto pode evitar problemas cardíacos?

Os benefícios do vinho para a saúde são tema de considerável número de estudos. Os vinhos tintos ganharam força com reportagens sobre o paradoxo francês, o qual se refere a pouca incidência de doença coronária na França, apesar do tradicional alto consumo de gordura saturada na dieta francesa. Epidemiologistas suspeitam que isso seja devido ao alto consumo de vinho, porém tal teoria ainda não está totalmente comprovada cientificamente. 

Estudos relacionando o consumo de vinho e risco de doenças cardíacas têm descoberto que pessoas que nunca bebem vinho e os que bebem muito têm risco mais elevado, enquanto os que consomem vinho moderadamente têm risco menor. Estudos também apontam que o consumo moderado de outras bebidas alcoólicas poderia oferecer proteção ao coração, porém esse efeito protetivo é maior com os vinhos. 

O vinho tinto possui substâncias chamadas de flavonóides, que atuam na estabilidade da parede dos vasos sanguíneos, diminuindo a possibilidade de acúmulo de placas de gordura nesses vasos. Em outras palavras, isso quer dizer que, com a diminuição da formação de placas, pode-se evitar, por exemplo, o infarto. A obstrução coronária leva à isquemia, que é a diminuição ou falta total de oxigênio no músculo do coração, e isso se traduz por doenças como angina (dor no peito) e infarto, que pode inclusive matar imediatamente. 

O vinho, assim como também o suco puro da uva, contém outro grupo de substâncias químicas, os polifenóis, que atuam numa enzima vaso-protetora presente no coração que sintetiza o óxido nítrico, outro importante elemento para estabilizar as placas de gordura. O vinho pode ser consumido com moderação – 200 ml diariamente – e não tem nenhum efeito o consumo de uma garrafa de vinho num final de semana. A moderação tanto no consumo do vinho quanto na alimentação é que produzem o resultado positivo final na saúde. 

Ricardo Rodrigues – cardiologista (Londrina)
em frente à clínica

Estacionamento parceiro

desconto especial para pacientes do centro do coração