Risco de infarto no tempo frio
Sabe aquele calor que você sente quando sobe uma escadaria? É bom ficar atento, pois pode ser um fator e tanto para aumentar o risco de infarto no inverno.
O cardiologista do Centro do Coração de Londrina, Ricardo José Rodrigues, explica que com a temperatura baixa, as veias do coração se contraem e dificultam bastante a passagem do sangue.
“O coração precisa trabalhar muito mais para funcionar normalmente. Se no verão a pessoa teria um infarto correndo, no inverno isso pode acontecer caminhando”, afirma.
Ao realizar uma atividade física mais intensa, como subir uma escada – ou fazer esportes – essa dificuldade que o sangue encontra para circular se torna um perigo. “Durante uma atividade física, os vasos sanguíneos do corpo todo aumentam de tamanho para que o coração receba mais nutrientes e oxigênio – é por isso que o seu rosto fica vermelho quando faz esforço”, explica Rodrigues.
Pessoas que já apresentam problemas coronarianos podem ter insuficiência cardíaca, que é aquela falta de fôlego, cansaço e muita dificuldade de respirar, angina e até infarto.
Veja algumas dicas simples para manter o coração livre de problemas no inverno:
- · Ao sair de casa, é importante se agasalhar.
- · Os mais velhos devem evitar sair de casa quando a temperatura estiver muito baixa.
- · A alimentação gordurosa e pesada que comemos sem culpa é um fator de risco a longo prazo. Cuidar da alimentação é primordial em qualquer época do ano.