Lavar ou não o arroz antes de cozinhar?

Lavar ou não o arroz antes de cozinhar?
arroz

A maior preocupação é a contaminação do arroz com o arsênio, um metal pesado que representa um sério risco para a saúde, podendo causar distúrbios neurológicos, problemas no coração, diabetes e até câncer.

O arsênio ocorre naturalmente na água, solo e rochas, e também está presente em alguns pesticidas. E o arroz é um dos alimentos mais contaminados pela substância, devido a sua forma de cultivo subaquático, que absorve mais arsênio da água contaminada e do solo, em comparação com outras culturas alimentares.

 

Então, como eliminar o arsênio do arroz? E quanto usar de água para cozinhá-lo?

É deixá-lo embebido em água durante a noite. Em seguida, deve-se lavar e enxaguar até que que a água esteja límpida. A próxima etapa é drenar bem e colocar para cozinhar em uma panela, com uma proporção de cinco partes de água para uma parte de arroz. Assim, a concentração de arsênio cai 80%.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o nível de arsênio no arroz brasileiro está dentro do padrão considerado seguro, porém considerando que o cereal faz parte do cardápio diário da população brasileira, é interessante reduzir a sua frequência de consumo, alternando com outras fontes de carboidratos, como tubérculos (mandioca, mandioquinha salsa, cará, inhame, batata doce e inglesa), milho, entre outras.

 

Nutricionista Lilian Lourenço

Centro do Coração de Londrina

em frente à clínica

Estacionamento parceiro

desconto especial para pacientes do centro do coração