Centro do Coração faz mutirão da catarata em parceria com Hoftalon
A manhã de sábado de foi de trabalho intenso para a equipe do Centro do Coração. A clínica recebeu cerca de 80 pacientes na primeira etapa do mutirão da catarata, promovido em conjunto com o Hoftalon, hospital que é referência no tratamento oftalmológico no Brasil. Todos os pacientes, a maioria idosos, foram atendidos via Sistema Único de Saúde (SUS).
Aos 75 anos, a aposentada Anadir Ribeiro dos Santos, de 75 anos, fez exames e foi avaliada pelo cardiologista Luiz Carlos Miguita. Na saída, revelou alívio pela liberação para o procedimento cirúrgico. “Fiquei muito feliz, médico muito atencioso. Para completar está tudo bem e vou poder fazer a cirurgia. Tudo muito ágil e rápido, estão de parabéns por proporcionar um atendimento como esse”, elogiou.
O casal Francisco José Adão, de 88 anos, e Araci do Espírito Santo Adão, de 81 anos, viajou pouco mais de 150 quilômetros para passar por uma avaliação. E voltou para casa com uma boa notícia. “Vamos poder passar o final de ano mais tranquilos, pois o médico que nos atendeu disse que está tudo bem. Agora é pegar o encaminhamento para a cirurgia”, comemorou o aposentado.
Há 20 anos, o Centro do Coração mantém parceria com o Hoftalon para a realização de risco cirúrgico, com um residente cumprindo agenda diária dentro do hospital para as avaliações. Como a demanda é alta, se faz necessária também a realização dos mutirões. A previsão é de que pelo menos 800 pessoas sejam atendidas na sede do Centro do Coração nos próximos meses.
“Há muitas pessoas que vêm aqui que jamais passaram por uma consulta com um cardiologista na vida, nunca fizeram um exame. E é muito gratificante para nós ver as pessoas fazerem a cirurgia e ganhar novamente em qualidade de vida, podendo voltar a enxergar melhor. É um serviço prestado à sociedade”, disse o cardiologista Luiz Carlos Miguita, um dos fundadores do Centro do Coração.