Teste Ergométrico
O teste ergométrico ou teste de esforço é o exame realizado para prevenção e diagnóstico de algumas doenças cardiovasculares. Como o próprio nome já diz, o paciente é submetido a um teste físico de esforço, na esteira ou bicicleta ergométrica, onde será avaliada a capacidade de funcionamento do coração durante a atividade física.
Além de ser essencial para pessoas saudáveis, como parte do checkup preventivo, o teste ergométrico também é indicado para pacientes com cansaço excessivo e dores no peito. O exame simula situações de esforço durante o dia a dia que podem causar desconforto ou falta de ar em pacientes com risco de infarto, por exemplo. Também é possível notar presença de arritmias que não apareceriam com o coração em repouso.
O teste ergométrico é realizado no consultório médico . Antes do exame são colocados eletrodos no corpo do paciente para que seja observada a frequência cardíaca e a pressão arterial durante o repouso e após a atividade física. Então o coração é submetido a esforço físico de forma gradual e crescente, alguns pacientes até chegam a correr pra valer nesta etapa.
Os dados captados pelos eletrodos vão direto para um computador e são convertidos em gráficos interpretados pelo cardiologista. Assim o médico avalia a capacidade dos vasos do coração aumentarem o fluxo sanguíneo e a existência de arritmias, isquemia do miocárdio e doença arterial coronariana.
Apesar de ser um exame comum nas clínicas cardiológicas, não é qualquer paciente que pode realizar o teste ergométrico, pois devem ser levados em conta a idade e as limitações físicas de cada um. O teste é contraindicado em casos de pericardites e miocardites agudas, embolia pulmonar, arritmias não controladas e obstruções arteriais graves. Também não é indicado para gestantes.
A realização do teste ergométrico não exige uma preparação rígida, mas se seu cardiologista solicitou este exame preste atenção em alguns cuidados: não ficar de jejum antes do teste, usar roupas confortáveis para exercício físico e tênis, dormir bem na noite anterior, não praticar exercícios no dia anterior e evitar fumar. Também é bom levar anotado uma lista com os remédios que está tomando. Você vai suar a camisa, mas é pela saúde do seu coração!
Orientações e preparo para a realização do exame:
– Prefira roupas leves, como bermudas, camisetas e tênis.
– Evite alimentos pesados antes dos testes. O ideal é se alimentar bem por volta de duas horas do exame e nesse intervalo comer apenas alimentos leves, como uma bolacha de água e sal ou uma barra de cereais.
– Evite a ingestão de álcool e cafeína antes dos exames.
– Evite fumar pelo menos 3 horas antes do exame.
– Leve uma toalha de uso particular.