Tenho marcapasso. Que esportes posso praticar?
Pacientes com marcapasso podem ou não praticar esportes? A pergunta faz parte do cotidiano de boa parte de quem usa o aparelho. A falta de informações sobre o marcapasso faz muitas pessoas desistirem da vida esportiva.
O médico cardiologista do Centro do Coração de Londrina, Ricardo José Rodrigues, explica que pacientes portadores de marcapasso devem evitar esportes de choque, como lutas, beisebol, basquete e futebol. “Os portadores de marcapasso cardíaco artificial podem praticar atividades esportivas desde que não existam contraindicações, e ainda, que estes optem por esportes adequados para seu quadro clínico”, ensina o especialista.
A diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda que estes pacientes pratiquem esportes com um componente estático e dinâmico baixos (boliche, golfe e tiro ao alvo) ou estático baixo e dinâmico moderado (esgrima, tênis de mesa, tênis de quadra em duplas e voleibol).
Alguns outros mitos trazem muitas dúvidas ao dia-a-dia de pacientes portadores do aparelho. “Tem muitas coisas, como ficar longe de eletrodomésticos. Ou então que o aparelho muda de posição quando ele se movimenta. Existem até médicos que passam isso aos pacientes, mas não passam de mitos”, acrescenta Rodrigues.
A única orientação é para evitar locais com campo magnético, que podem interferir no funcionamento eletrônico do marca-passo. Por isso, é preciso ficar longe de campos de alta tensão, lugares mal aterrados e detectores de metais e armas. Rodrigues informa ainda que aparelhos de raios-x e ultrassom não causam problemas.