Páscoa, chocolates...e agora?

Páscoa, chocolates…e agora?
choco

Antigamente, o chocolate era erroneamente considerado um “vilão” para nossa saúde. Hoje em dia sabemos que ele, em quantidades adequadas, traz inúmeros benefícios à nossa saúde e bem estar.
Rico em fitoquímicos, vitaminas e minerais, apresenta efeito funcional, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e câncer, auxilia na circulação e no controle da pressão arterial, melhora os níveis de colesterol e glicose. É bom para a memória, indicado para o sexo feminino na TPM, reduz o estresse e melhora o humor e ainda previne o envelhecimento precoce.

Ufa! Rs. E aí você me pergunta: legal, doutora, mas como posso comer um chocolatinho na Páscoa sem ficar com peso na consciência depois?

Então aqui vão algumas dicas para aproveitar a Páscoa comendo seu chocolate de maneira saudável:
1. Escolha chocolates com maior teor de cacau (no mínimo 60%) ou cacau em pó 100%. Quanto mais cacau, menos açúcar e menos gordura trans!
2. Evite o chocolate branco! Ele é basicamente composto por gordura, açúcar e leite; sem dúvida alguma, é o pior de todos!
3. Dê preferência aos chocolates amargos que possuem oleaginosas como castanhas, nozes, côco, etc… . Elas vão ajudar a diminuir o índice glicêmico do chocolate, que é a velocidade com que o açúcar será absorvido.

4. Se não puder resistir ao chocolate ao leite, coma ele junto com um punhado de oleaginosas (castanhas, amêndoas, lascas de côco), pelo mesmo motivo já citado acima. Outra possibilidade é associar a frutas de baixo índice glicêmico (ex.:maçã e morango).

5. ATENÇÃO AO LIMITE! A quantidade média indicada = 25 a 40 gramas, 3 a 4 vezes por semana.

RECEITAS À BASE DE CHOCOLATE:

OVO FUNCIONAL

Ingredientes

200g de chocolate amargo (60 a 85% cacau)

1/2 xícara (chá) de castanhas à gosto

½ xícara (chá) de frutas secas à gosto

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Em uma forma de ovo de Páscoa, faça uma camada de chocolate e leve à geladeira. Assim que esfriar, coloque o recheio das frutas oleaginosas e secas e retorne à geladeira. Se preferir, adicione outra camada de chocolate e deixe gelar.

 

GANACHE DE CHOCOLATE COM BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes:

1 xíc. de chá (200g = 4 bananas) de biomassa de banana verde

100ml de leite de coco

1 colh de chá de óleo de coco

1 colher de sopa nivelada de adoçante Xylitol ou açúcar demerara

100g de chocolate amargo 65 a 70%

cacau em pó – 1 colh. de sobremesa (10g)

Modo de Preparo:

Em uma panela, misture a biomassa, o leite de coco, o óleo de coco, o adoçante culinário ou açúcar e o cacau em pó em fogo baixo e mexa sem parar, até ficar no ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo e misture o chocolate derretido em banho maria. Posteriormente, porcione em tacinhas e leve para refrigerar. Pode enfeitar com coco ralado, xerém de castanhas, amêndoas em lascas ou morango.

 

CREME CÍTRICO DE CACAU

Ingredientes

50 gramas de chocolate meio amargo

1/2 unidade de abacate

1/2 unidade de laranja espremida

canela em pó para polvilhar (opcional)

raspas de laranja (opcional)

Modo de preparo:

Derreta o chocolate e bata com o abacate e o suco da laranja. Sirva gelado e polvilhe com a canela (opcional). Decore com raspas de laranja (opcional).

 

Desejamos à você uma Feliz e Saudável Páscoa! Dentro do equilíbrio, é super possível se deliciar com os chocolates.

 

Lilian Lourenço

Nutricionista do Centro do Coração de Londrina

em frente à clínica

Estacionamento parceiro

desconto especial para pacientes do centro do coração