Equipe do Centro do Coração faz atendimentos no mutirão do SUS no Hospital Evangélico de Londrina
Integrantes da equipe de cardiologistas do Centro do Coração realizaram no último sábado 94 atendimentos de risco cirúrgico no mutirão do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Evangélico de Londrina (HEL).
O mutirão recebeu pacientes que aguardam por cirurgias de várias especialidades, entre elas ortopedia, urologia, ginecologia e cirurgia vascular.
Segundo a enfermeira Danieli Beraldo, a ação solidária impacta positivamente tanto para o paciente como para o hospital. “Muito importante esse mutirão, por que normalmente o paciente precisa internar dois dias antes para fazer o risco cirúrgico. Então, com o mutirão, conseguir antecipar isso e oferecer mais tranquilidade ao paciente, o que impacta também em economia para o sistema a para o hospital”, contou.
“Para nós do Centro do Coração é sempre uma satisfação poder participar de ações como essa e ajudar a levar um pouco mais de tranquilidade para quem está aguardando por uma cirurgia”, destacou o cardiologista Laercio Uemura, um dos coordenadores da ação que levou a equipe do Centro do Coração ao HEL.
“Só temos a agradecer ao doutor Laercio e toda a equipe do Centro do Coração pelos atendimentos. Todos os pacientes elogiaram muito a atenção e o trabalho”, concluiu Danieli Beraldo, que coordena o ambulatório Faria Lima do HEL.
O risco cirúrgico é um procedimento comandado por um cardiologista que avalia todo o histórico de saúde do paciente antes da cirurgia e atua na redução das chances de complicações durante ou após o procedimento. A avaliação é mais minuciosa e detalhada em pacientes com mais de 60 anos, com histórico de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e diabetes, por exemplo.