Ecocardiograma
O ecocardiograma, também conhecido como ecocardiografia ou ultrassom do coração, é um exame não invasivo e altamente preciso que avalia as estruturas e funcionamento do coração. Com ele é possível examinar o músculo em tempo real e algumas características como: tamanho, espessura, formato das válvulas e fluxo sanguíneo. Além disso, também são visualizados os grandes vasos do coração e as artérias pulmonar e aorta.
Os tipos mais comuns desse exame são:
Ecocardiograma transtorácico: através de transdutores (sondas) que são encostadas no tórax do paciente, e utilizando a técnica de ultrassom, o cardiologista consegue analisar as estruturas cardíacas e fluxo sanguíneo. Indicado para estudar alterações morfológicas e funcionais do coração.
Ecocardiograma transesofágico: um pequena sonda é posicionada no esôfago, por trás do músculo cardíaco, para examinar estruturas como o apêndice atrial esquerdo, veias pulmonares e aorta. Indicado para estudos de coágulos no coração e aneurismas.
Ecocardiograma sob estresse: é realizado sob esforço físico ou administração farmacológica, obrigando o coração a trabalhar mais rápido. Permite diagnosticar deficiências na contração do miocárdio. É indicado para pacientes com insuficiência cardíaca descompensada ou hipertensão arterial não controlada.
Ecocardiograma com Doppler: identifica principalmente a velocidade e direção do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas. Indicado para suspeitas de doenças das válvulas cardíacas.
Ecocardiograma fetal: realizado durante a gravidez, no período do pré-natal, para avaliar a saúde do coração do bebê e identificar possíveis doenças. O exame é indicado a partir da 18ª semana de gestação principalmente às pacientes com mais de 35 anos ou que possuem histórico de cardiopatias congênitas na família.
Normalmente realizado no consultório médico, o ecocardiograma dura cerca de 30 minutos. O cardiologista desliza o equipamento de ultrassom sobre o tórax do paciente, que deve estar deitado e sem camisa. As imagens são geradas em vários ângulos e vão para um computador, permitindo analisar o imediato funcionamento do coração. Durante o exame o médico pode solicitar ao paciente para que mude de posição ou realize respirações específicas.
O ecocardiograma é um exame muito comum e não exige preparação. No entanto, para fazer o ecocardiograma transesofágico é recomendado jejum de seis horas. Não há necessidade de suspender medicações para realizá-lo.