Dicas para evitar sustos com coração nas festas de final de ano
Difícil quem consiga se controlar 100% nessa época do ano diante de tantas tentações à beira da mesa, não é mesmo? Mas até para quem é adepto de hábitos costumeiramente saudáveis e mantém os exames e a saúde em dia é importante observar alguns cuidados para não levar nenhum susto durante as festividades.
A mesa farta e aquele famoso relaxamento, que faz as pessoas acreditarem que é possível “somente nessa época” exagerar um pouquinho na comilança quase sempre tem como consequência um consumo maior de sais, gorduras e açúcares. E isso pode representar um risco maior para a saúde, especialmente para o coração.
O cardiologista Laercio Uemura, do Centro do Coração de Londrina, conta que o número de casos de doenças cardíacas nessa época aumenta, justamente por conta dos exageros nas festas. “Alguns alimentos que são tradicionais nas festas de final de ano, como peru e leitoa, são ricos em gorduras saturadas e podem elevar os níveis de colesterol no sangue. E isso pode representar um risco grande não só para o coração, como para o aparelho cardiovascular”, apontou o médico.
Outro perigo são as sobremesas e as massas. Ambos são ricos em açúcar, que podem ser transformados em triglicérides (gorduras provenientes da alimentação e do metabolismo), que associados ao colesterol e diabetes, aceleram o processo de aterosclerose (depósito de gordura nas artérias ao longo da vida). As massas são ricas em carboidratos, que se transformam em açúcar no organismo.
O cardiologista também alerta para a importância de controlar o consumo de álcool. “As bebidas alcoólicas aumentam a frequência cardíaca, o que pode ser um problema, principalmente para os pacientes que já tenham algum problema no coração. No sistema cardiovascular, o etanol presente nas bebidas alcoólicas pode estimular o sistema elétrico do coração, causando alterações no ritmo cardíaco, as famosas arritmias”, explica Uemura.
O cardiologista reforça que o caminho para não precisar do médico é conter os abusos. Prefira alimentos mais saudáveis, evite exageros com o álcool e tome bastante água. Os exercícios físicos também são importantes aliados para manter a saúde em dia e ajudar a queimar as gordurinhas consumidas a mais.