Dia Mundial do Coração: hora de cuidar do seu grande amigo

Dia Mundial do Coração: hora de cuidar do seu grande amigo
coração



dia do coraçãoO mundo celebra o Dia Mundial do Coração nesta quinta-feira (29). Nada melhor do que usar essa data que homenageia o principal órgão do corpo para fazer uma reflexão se você está cuidando direito dele.
 
As doenças cardiovasculares matam cerca de 17,5 milhões de pessoas ao ano no mundo todo. Isso representa um terço das mortes. O Brasil está entre os 10 países com mais mortes por doenças cardiovasculares. Por aqui, elas ocupam o primeiro lugar em número de óbitos. Chega a 350 mil em um ano. O pódio é formado por derrame, seguido pelo infarto e pressão alta.
 
A principal causa de morte nos países ricos e nos países emergentes também são as doenças do coração, como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, que têm como causas principais a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.
 
A campanha Setembro do Coração 2016, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), quer chamar a atenção da população brasileira para a hipertensão, colesterol e diabetes, que contribuem consideravelmente para aumentar o índice de mortes por doenças do coração. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente 30% da população tem hipertensão, 30% tem colesterol elevado, 15% tem diabetes ou pré-diabetes e mais de 50% está acima do peso. 
 
Entre todos estes problemas, a grande vilã é a hipertensão arterial. Quando não controlada, causa lesões na aorta, o vaso principal que conecta o coração com os principais órgãos. Eles acabam produzindo uma sobrecarga extra para o coração, que fica com o músculo mais rígido e com o tempo aumenta de tamanho e dilata, gerando insuficiência cardíaca, caracterizada ela falta de ar para fazer esforços e inchaço nas pernas.
 
“Neste mundo moderno, da tecnologia, dos fast foods, da falta de tempo e da vida atribulada, agitada, estressante, ou você cuida do coração ou ele vai te deixar na mão. Faço sempre este alerta. As pessoas procuram o consultório quando já estão com algum sintoma de problema cardíaco ou alguma doença desenvolvida, mas esquecem que a prevenção é fundamental e ela deve ocorrer desde criança”, orienta o cardiologista Laercio Uemura, do Centro do Coração de Londrina.
em frente à clínica

Estacionamento parceiro

desconto especial para pacientes do centro do coração