Cigarro é um dos grandes inimigos do endotélio

Cigarro é um dos grandes inimigos do endotélio
307
Não é novidade
 para ninguém que o hábito de fumar causa estragos nos pulmões e tem estreita relação com o surgimento de alguns tipos severos de câncer. Mas não é só isso. O tabagismo também é um grande vilão da saúde cardiovascular e pode favorecer o aparecimento de doenças graves.
 
O cardiologista do Centro do Coração de Londrina, Ricardo Rodrigues, explica que o cigarro é um dos maiores problemas para o endotélio, que é a membrana que recobre os vasos sanguíneos e um dos maiores membros do corpo humano.
 
“O hábito de fumar atrapalha diretamente a produção de uma substância protetora, conhecida como óxido nítrico, e faz com que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura. Há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade para o sangue circular”, salienta o cardiologista.
 
E não para por aí. Os prejuízos do tabaco ao coração humano ainda favorecem o aparecimento do colesterol. “O fumo favorece a formação da placa de aterosclerose, que é estopim para o infarto, através de um processo conhecido como oxidação do colesterol, o qual o fumo acaba por potencializar”, reforça Rodrigues.
 
“Isso sem contar o problema que pode se causar com o casamento do tabaco e o uso da pílula anticoncepcional. Não é demais dizer que esta associação é como uma bomba relógio para o sistema cardiovascular”, acrescenta o cardiologista.
em frente à clínica

Estacionamento parceiro

desconto especial para pacientes do centro do coração