A importância do check-up esportivo
Segundo os estudos mais recentes sobre a fisiologia do esporte, só uma coisa é pior que o sedentarismo: a atividade física sem orientação médica.
O acompanhamento médico é considerado essencial para qualquer prática esportiva, sendo ela amadora ou profissional. Para as atividades físicas em academias de ginástica também é fundamental a realização do chamado “check-up esportivo”, já que cada indivíduo possui diferentes metabolismos.
O que muitos não sabem é que até mesmo uma atividade física mais intensa, praticada por um não atleta, deve ser indicada por uma equipe médica que, ao traçar o perfil metabólico do esportista iniciante ou profissional, realizará exames de cunho clínico e esportivo para indicar a intensidade, periodicidade e tempo de cada exercício.
Muitas pessoas se comprometem em realizar atividades físicas, porém para perder peso e entrar em forma são necessários que os exercícios sejam regulares e durem no mínimo três meses, com periodicidade de quatro vezes por semana. Esta base varia de acordo com o objetivo de cada indivíduo e o exercício que será desempenhado.
O início da atividade física sem um monitoramento prévio pode trazer diversos riscos à saúde. As atividades físicas, dependendo do seu nível de intensidade e de exigência física, seja ela competitiva ou não, desencadeia uma série de fenômenos metabólicos variados e intensos. Se esse indivíduo tiver alguma doença silenciosa ou inicial, esse exercício físico possivelmente elevará os riscos de complicações.
O check-up esportivo ganha importância pelo fato de reduzir os riscos de paradas cardiorrespiratórias e outros eventos. Quando feitos com regularidade, uma vez ao ano, esses exames são um bom parâmetro para medir a evolução do condicionamento.
Ricardo Rodrigues
Cardiologista
Centro do Coração de Londrina