Notícias

Nutricionista dá dicas para aproveitar a folia sem sustos

A receita é bastante simples: quem quer aproveitar todo o carnaval sem correr riscos com a saúde precisa tomar alguns cuidados básicos, principalmente com a alimentação. Afinal, ninguém quer correr o risco de ter de trocar horas preciosas de folia pelo pronto socorro do hospital, não é mesmo?

 

Mais do que isso, é importante ficar atento também para não prejudicar a volta ao trabalho e atividades normais após o período de folia. A nutricionista Lilian Lourenço, do Centro do Coração de Londrina, reforça que o primeiro passo é pensar na hidratação.

 

“Com o clima mais quente e a folia que geralmente se estende por muitas horas, a hidratação é fundamental. A necessidade hídrica corporal média é de 30 a 40 ml por quilo de peso ao dia. Então a gente sempre orienta o consumo de muita água, água de coco, chás gelados e sucos naturais”, indica a especialista.

 

Para quem não abre mão de uma cervejinha e de outros drinks, entre eles os destilados, a dica também é bastante simples: não exagerar. “O ideal é procurar intercalar a sua ingestão com água, para manter-se hidratado. Recomenda-se também evitar a ingestão do álcool com o estômago vazio, pois beber sem comer prejudica a mucosa gástrica e promove maior absorção do álcool”, explica Lilian Lourenço.

 

É muito comum também as pessoas deixarem a alimentação de lado, preferindo frituras e os chamados “fast foods”. No entanto, a nutricionista alerta que essa escolha pode ser prejudicial para o organismo. “Definitivamente, os alimentos gordurosos, como frituras, embutidos e carne vermelha não são uma boa escolha. O processo de digestão desses alimentos é mais difícil e demorado, o que pode causar moleza, que é a última coisa que o folião vai querer para o carnaval”, salienta.

 

Prefira alimentos leves, para que o estômago não pese, e também para não correr o risco de ganhar uns quilinhos extras. Consuma saladas, carnes magras, como peixe, frango (sem pele) e frutas. Lembre-se também de acrescentar à refeição os carboidratos, como arroz e tubérculos (batata, mandioca), macarrão, pão e/ou frutas de alta carga glicêmica, como banana, uva e melancia, para ter mais energia.

Outra boa dica é preparar uma crepioca, recheada com banana e canela, acompanhada por um copo de suco de melancia com gengibre, ou recorrer às barrinhas de cereais ou de frutas oleaginosas. Durante a folia, evite ficar mais de 3 horas sem se alimentar.

 

SUCO ENERGIZANTE PARA O CARNAVAL

 

Ingredientes:
1 beterraba pequena crua

100 ml de suco de laranja

½ maçã grande

1 lasca de gengibre

 

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Coar, se preferir.

 

A beterraba turbina o seu pique, já que ela melhora a oxigenação das células por meio da vasodilatação.

 

 

SUCO DETOX - Ameniza a ressaca e o desconforto dos excessos alimentares

 

Ingredientes:

200 ml de água de coco

1 folha de couve

1 fatia de abacaxi

1 lasca de gengibre

 

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Coar, se preferir.

 

O gengibre combate o mal-estar do estômago e age em nosso organismo como um desintoxicante natural, o abacaxi facilita a digestão, a água de coco hidrata e a couve promove a limpeza do fígado.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS.